segunda-feira, outubro 15, 2007

RELATÓRIO DA GESTÃO DO PRESIDENTE DO ELOS INTERNACIONAL NO BIÊNIO 2005/2007

Prezada CE
Labouré Lima

Dando cumprimento ao disposto no nº XIV do artigo 3º do Regulamento da Directoria Internacional, lhe envio em anexo Relatório dos actos da minha gestão, para ser presente ao Plenário da Convenção.
Com os melhores cumprimentos as mais
Cordiais Saudações Elistas
O Presidente do Elos Internacional
Alcindo Augusto Costa
Lisboa, 14 de Outubro de 2007




Relatório da gestão do Presidente do Elos Internacional no biénio 2005/2007


Importa dar conhecimento a todos os companheiros elistas o que foi e como se desenvolveu a actividade do Presidente do Elos Internacional durante o período de dois anos do seu mandato que na Convenção de Tavira em Outubro de 2005 lhe foi conferido.

Antes de mais, devemos referir que nos termos do XIV do artigo 3º do Regulamento da Directoria Internacional, deve o respectivo Presidente “prestar contas ao Plenário da Convenção Internacional dos actos da sua gestão”, ou seja dar conhecimento pormenorizado e devidamente documentado das quantias gastas com dinheiros provenientes das receitas pagas pelos Clubes nos termos da alínea l) do artigo 5ºdo Regulamento Paradigma dos Elos Clubes ou de qualquer outra proveniência.

Porém e tal como em Tavira foi por mim referido naquela Convenção, todas as despesas que viesse a ter necessidade de efectuar ao serviço do Elismo e na minha qualidade de Presidente do Elos internacional, seriam de minha inteira responsabilidade.
E assim aconteceu, uma vez que jamais solicitei o pagamento de qualquer tipo de despesa por mim efectuada ao serviço do Elismo e as que efectuei, sempre as paguei com dinheiro meu de harmonia com aquele meu compromisso inicial, o que, no meu entender, me dispensa de apresentar qualquer tipo de contas.

Oportunamente e com base no disposto no artigo 4º do Regulamento da Directoria Internacional, deleguei no CE Vice-Presidente Internacional António Abraços os poderes necessários para na minha ausência, assumir todos os poderes que as diversas disposições do Manual Elista conferem ao Presidente Internacional, no que respeita às diversas entidades Elistas sedeadas no Brasil, ficando assim indiferente e alheio ao modo e quantitativos recebidos pelo tesoureiro da Directoria Internacional e consequentemente também alheio às despesas efectuadas no Brasil pela Directoria Internacional, considerando-me dispensado de apresentar e pedir a aprovação de quaisquer contas relacionadas com essa actividade.

Embora resumidamente, é meu entendimento que devo publicitar as minhas principais intervenções em eventos elistas e o modo como ocorreram visitas a diversos Elos Clubes, sempre acompanhado da CE Maria Eduarda, Secretária Geral do Elos Internacional.
Nesta conformidade começarei por referir que

No dia 29 de Novembro de 2005, estivemos presentes num almoço/convívio que teve lugar no Hotel Vila Galé Ópera, promovido pelo Elos Clube de Lisboa em que foi proferida interessante palestra pelo Prof. Dr. Pedro Canavarro, subordinada ao tema A Presença Portuguesa: o Bárbaro no Japão, no Século XV.

A 18 de Março de 2006 estivemos presentes em almoço/convívio promovido pelo Elos Clube de Lisboa que teve lugar no restaurante denominado Clube dos Empresários em
que no final foi proferida palestra pelo Eng. Ângelo Correia, versando o tema As relações Luso-Árabes.


A 22 e Abril de 2006, dirigimo-nos a cidade de Leiria a fim de estarmos presente no solene acto de formalização da constituição do novo Elos Clube dessa cidade, começando por participar em recepção havida no Governo Civil e a que presidiu o respectivo Governador.
Após apetitoso almoço em típico restaurante dessa cidade, seguimos em automóveis antigos em direcção à cidade da Batalha, onde, em anfiteatro anexo ao respectivo Mosteiro, teve lugar o acto solene de constituição do novo Elos Clube e posse dos respectivos órgãos sociais.
Importa sublinhar, felicitar e agradecer aos CE, s António Abraços, José Guedes de Campo e ao primeiro Presidente do novo Elos Clube, o CE Arménio de Vasconcelos, todo o entusiasmo, toda a dedicação e todo o tempo dispendido no sentido da concretização de tão importante objectivo.

O Elos Clube de Faro promoveu a realização do II Concurso Literário – Jovens Autores 2006 e para atribuição dos respectivos prémios, a 20 de Junho de 2006, teve lugar no salão nobre do Governo Civil de Faro uma sessão para que fomos formalmente convidados e em que estivemos presentes e que foi presidida pelo Governador Civil anfitrião, estando também presentes, um representante do Presidente da Câmara, outro da Direcção Geral de Cultura e o Presidente da Junta de Freguesia.
Foi uma memorável e modelar evento que terminou com cânticos populares algarvios e por singelas apresentações de pregões dos séculos XIX e XX, tudo a cargo de jovens.

No dia 29 de Julho de 2006, ante convite formalmente dirigido, participámos numa reunião-convívio, no Hotel de Faro, programada pelo Elos Clube de Faro, em que a Professora Luise Abreu e Melo, finlandesa, casada com um português e professora de português na Universidade de Helsínquia, proferiu uma interessante conferência tendo como tema “A Língua Portuguesa na Finlândia”.
Estavam presentes algumas dezenas de pessoas, inclusive um representante do Governo Civil de Faro.
Presente estava também o Dr. Rui Soares que apresentou a conferencista e porque vai muitas vezes à Finlândia e aí permanece vários dias, está liderando a constituição de um Elos Clube naquele país onde vivem muitos portugueses.
Nessa reunião, foram também declamadas diversas poesias sobre o Elismo e sobre a língua portuguesa.

A 12 de Agosto de 2006 estivemos no Jardim do Castelo de Tavira, a fim de participarmos no jantar/convívio promovido pelo Elos Clube desta cidade, tendo em vista a comemoração do dia do Elismo. No final do jantar o Prof. Abreu Freire proferiu



interessante palestra, versando o tema “Provérbios Algarvios”, tendo-se estabelecido no final proveitoso diálogo.
No dia 4 de Outubro de 2006 estivemos na cidade de Mangualde a convite do Presidente do Elos Clube de Leiria, onde à noite participámos em memorável sessão de homenagem ao pintor luso-brasileiro José Maria de Almeida, nascido na freguesia da Cunha Alta, daquele concelho, povoação que no dia seguinte visitámos e onde assistimos a inauguração de exposição de pintura constituída por encantadoras obras daquele ilustre pintor.

No dia 5 de Novembro de 2006, acompanhado da Secretária Geral Internacional, a CE Maria Eduarda, rumámos ao país irmão, tendo chegado à cidade de São Paulo por volta da meia-noite.
No dia 7, dando início ao cumprimento de programa organizado pelas diversas entidades brasileiras, chegámos à cidade de Santos, onde desde logo fomos recebidos no CDME e ali carinhosamente saudados pela Presidente, a CE Maria Araújo e por ela claramente elucidados do precioso espólio elista ali cuidadosamente guardado.
Conduzidos pela referida CE e acompanhados de outros elistas daquela cidade designadamente da CE Presidente do Elos Clube de Santos Célula Mater, tivemos a oportunidade de visitar os locais mais característicos daquela bela cidade, designadamente a Bolsa do Café, a Câmara Municipal, o Pavilhão dos Andradas, o Elos Clube de Santos Centro, a Prefeitura, o Portal da Lusofonia, a Pinacoteca e o Memorial.

Na manhã dia seguinte, sempre guiados e acompanhados pela CE Maria Araújo, visitámos a Academia Santista de Letras e a seguir a Sociedade Portuguesa de Beneficência Hospital de Santo António, onde fomos recebidos pelo seu Director, o CE José Rodrigues Liberado Júnior, Governador do Distrito 01.
Seguidamente dirigimo-nos para São Vicente tendo sido recebidos e saudados pela Directoria do Elos Clube e por vário elistas junto do memorial dedicado a Luís de Camões, situado na Praça Itararé, no limite com a cidade de Santos.
Depois de apreciarmos a encantadora vista sobre a cidade de Santos que se desfruta no Alto da Ilha do Portal, todos fomos oficialmente recebidos por um vereador da Prefeitura, em substituição e na ausência do Presidente e pela esposa deste, momento em que após as habituais saudações, trocámos impressões sobre a cidade berço do Elismo e sobre a vivência do próprio Elismo.
Conduzidos em seguida para a sede do Elos Clube, onde almoçámos, reunimos com a Direcção durante mais de uma hora, trocamos ideias sobre os mais diversos problemas e questões que de momento preocupam o Elismo e procuramos encontrar para elas as melhores e as mais convenientes soluções.

Na manhã do dia seguinte dia 9, fomos até à Praia Grande, sendo recebidos no Ginásio de um Colégio pela Direcção do Elos Clube daquela bela cidade, onde nos inteiramos das diversas actividades que o Elos Cube desde há muito vem desenvolvendo e onde tivemos a oportunidade de assistir a modelar espectáculo musical a cargo de cerca de duas dezenas de jovens de Elos Clube Jovem existente naquela cidade. Após o almoço foi-nos proporcionado inesquecível passeio turístico pela cidade especialmente pela extensa avenida marginal e a Praça da Paz

De novo em Santos, terminámos a nossa digressão no Distrito 01, num concorrido jantar/convívio em que tivemos oportunidade de sublinhar a forma carinhosa como fomos recebidos, sendo de inteira justiça realçar o cuidado, o trabalho, o sacrifício e a atenção que nos foi dispensada pela CE Maria Araújo, Presidente do CDME, a quem ficou a dever-se a quase totalidade da programação da nossa visita àquele Distrito e que sempre nos acompanhou durante todos os dias que ali estivemos.

Regressando na manhã do dia seguinte a São Paulo, fomos aqui cumprimentados no Hotel em estávamos instalados e encaminhados por volta das 10 da manhã pela CE Cláudia Teixeira, Presidente do Elos Clube de São Paulo Sul, até ao Museu da Língua Portuguesa, onde fomos recebidos e acompanhados pela CE Rosemary Corrêa, Governadora do Distrito 02 e por vários elistas daquela cidade. Tivemos então oportunidade de visitar aquele modelar Museu e como elistas que somos e defensores da nossa secular língua, por tudo quanto ali vimos e apreciàmos, não podemos deixar de nos congratular e agradecer a todos quantos tiveram a iniciativa e o trabalho de o fundar e constituir.
Concluída tão inesquecível visita, tivemos o prazer de participar em apetitoso almoço e em seguida fomos conduzidos para a Casa de Portugal São Paulo onde, na sala da Biblioteca tive a honra de presidir a memorável Assembleia-geral Extraordinária, tendo a meu lado o Vice-Presidente Continental para a América, o CE Miguel Contani, a referida CE governadora do Distrito 02 e os Presidentes dos Elos Cubes, São Paulo Sul, São Paulo Norte, São Paulo Centro e Eça de Queiroz, além de algumas dezenas de elistas dos Elos Clubes daquela cidade.
Foram aí debatidas diversas questões relacionadas com o Movimento Elista, designadamente no que diz respeito a fixação de taxas a pagar por cada Elos Clube, prestação de contas, meios de comunicação social, reforma de Estatutos, convivência e colaboração entre os Clubes, renovação da marca Elos. No final, foi considerada muito proveitosa esta informal Assembleia e pareceu-me que todos os que nela participámos nos sentimos mais elistas e mais decididos a lutar e a defender cada vez mais a vivência dos nossos ideais.

No dia 12 seguimos para Londrina onde chegámos já na madrugada do dia seguinte, dia este em que fomos recebidos pelo vice-presidente continental CE Miguel Contani, pelo Presidente de Conselho Consultivo, o estimado CE Máximo Donoso e Pela Presidente do Elos Clube da cidade a CE Darcy Ticianneli e outros elistas, tendo visitado com eles vários locais da cidade, designadamente o Fórum onde fomos recebidos e cumprimentados por Magistrados que aí trabalham a que se seguiu uma proveitosa
reunião durante e após o almoço, em que tratámos diversas questões relacionadas com o Elismo.
No dia seguinte visitámos as cidades de Mandaguari e de Maringá onde fomos carinhosamente recebidos pelas respectivas Direcções dos respectivos Elos Clubes sendo de realçar cerimoniosa e protocolar sessão em salão da prefeitura de Mandaguari e outra com o Perfeito de Maringá, cidade esta em que nos foi dada a oportunidade de convivermos, e confraternizarmos no moderno e espectacular Centro Português e de sermos recebidos e entrevistados sobre o Movimento Elista, na sede do jornal “ O Diário”.

No dia seguinte, dia 15, de novo em Londrina, fomos conduzidos à sede do jornal “ Folha de Londrina”, onde de novo fomos entrevistados e mais uma vez interrogados sobre a vivência e razão de ser do Elismo e seus problemas.
Da parte de tarde participámos numa reunião com a Directoria do Elos Clube em que foram abordados diversos assuntos, resignadamente o da reforma dos estatutos, a próxima Convenção e respectivo tema, pagamento de taxas e a inactividade de alguns Elos Clubes.
No final do dia participámos em solene jantar-convivio no salão nobre do Hotel Bourbon em que estávamos instalados, jantar que terminou com palavras proferidas por alguns dos presentes e por mim o próprio, de que resultou e ficou bem demonstrada a grande vivência do Elismo naquela cidade e mesmo naquele estado do Paraná.

Na manha do dia 15 partimos para Brasília, onde fomos recebidos pelo Presidente do respectivo Elos Clube o CE Dinaldo Bizarro, cidade em que visitámos vários locais, designadamente o Parque Ecológico da Ermida D. Bosco, o Centro de Convenções, e o Pontão do Lago Azul.

No dia seguinte, O CE Dinaldo Bizarro proporcionou-nos interessante visita á Câmara dos Deputados e ao Senado e depois do almoço dirigimo-nos para a Embaixada de Portugal, onde fomos amavelmente recebidos pelo nosso Embaixador no Brasil, Dr. Francisco Seixas da Costa e vários elistas que ali nos esperavam e onde em seguida e em apropriada sala que aquele nosso Embaixador pôs à nossa disposição, nos reunimos durante vários minutos, conversámos e procurámos soluções para os vários problemas e questões relacionados com a vivência do Elismo e do próprio Elos Clube de Brasília.
No fim do dia participamos em inesquecível e formal jantar/convívio que teve lugar na Casa de Portugal, estando presentes algumas dezenas de elistas e acompanhantes.

Na manhã do dia 17 dirigimo-nos para Belo Horizonte e aqui tivemos sempre a companhia do Presidente do Elos Clube, o CE Carlos Matos Chaves e também
sempre por ele acompanhados, fomos recebidos no Centro Cultural Luso-brasileiro, onde pudemos apreciar a histórica e memorável Sala dos Brasões. Aí tivemos em seguida reunião em que estiveram presentes vários elistas e em que trocámos impressões sobre vários problemas que o Clube enfrenta e outros de todo o Elismo.
Após o almoço foi-nos proporcionada visita à típica feira que ocupa uma das principais Avenidas da cidade, também na companhia da Governadora do Distrito 06, a CE Márcia Cesarini.
Na manhã do dia seguinte fomos conduzidos até à histórica cidade de Ouro Preto onde almoçámos e tivemos oportunidade de a percorrer e de visitar os típicos e característicos locais e monumentos e até alguns dos seus museus.
Regressados a Belo Horizonte, participámos em jantar/convívio, com algumas dezenas de elistas e convidados e até com a presença de um representante do Elos Cube de Montes Claros, Elos Clube que infelizmente não pudemos visitar. No final do jantar foi-nos dada a possibilidade de saudar todos os presentes e trocar impressões sobre o Elismo, a sua vivência, a necessidade de se expandir e de ser mais conhecido.

Na manhã do dia 20 dirigimo-nos para o Rio de Janeiro, e aqui nos esperavam, nos receberam, o CE António Abraços Vice- Presidente do Elos Internacional e o CE Eduardo Neves Moreira, Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro, além de outros elistas e aqui tivemos oportunidade de participar em diversos eventos.
Assim por iniciativa e acompanhados pela CE Presidente do Elos Clube dessa cidade, fomos recebidos pelo Senhor Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, com o qual tivemos significativa conversa sobre o Movimento Elista, sua razão de ser e sua vivência, tanto no Brasil como em Portugal.
Posteriormente, no dia 21, em cerimónia de encerramento da Semana de Defesa da Língua Portuguesa por ele presidida, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, estando presentes várias dezenas de pessoas, integramos a respectiva mesa da presidência e foi nos dada oportunidade de tecer algumas considerações sobre o Elismo e outras relacionadas com a razão desse evento.
Foi-nos dada no dia seguinte a possibilidade de visitar e conhecer o Real Gabinete de Leitura e de participarmos na Federação da Academia de Letras do Brasil em sessão de homenagem ao ex. Presidente Dr. Alcides Martins e em que foi orador o CE Eduardo Neves Moreira. Participarmos também, no dia seguinte, na cerimónia de comemoração do 53º aniversário da Casa das Beiras em que foi orador a CE Arménio de Vasconcelos, Presidente do Elos Clube de Leiria.
Nesse mesmo dia 22, conduzidos pelo CE Eduardo Neves Moreira, tivemos o prazer de saborear agradável passeia quase sempre à beira mar e de almoçar em típico restaurante, aproveitando a oportunidade para conversarmos sobre os mais diversos problemas e questões relacionados com o Elismo.
Ao fim da tarde fomos de visita ao Elos de Niteroi, onde fomos recebidos pelo seu Presidente, o CE Tomaz Lima e à noite participámos em concorrido jantar/convívio num Hotel da cidade, com a presença de muitos elistas, designadamente do Vice-Presidente Internacional o CE António Abraços, dos Presidentes dos Elos Clubes de Teresópolis, Petrópolis e Rio de Janeiro e em que vários elistas usaram da palavra, terminando o evento e com ele a nossa visita ao Brasil, na certeza de que o Movimento Elista não para, está activo e vai ter cada vez mais e melhor vivência.

No dia 13 de Janeiro de 2007, o Elos Clube de Lisboa promoveu cerimonioso Jantar/convívio que teve lugar num Hotel desta cidade, durante o qual foram apresentados os membros da nova Directoria recentemente eleita e se comemorou o 45º aniversário do Clube.

A 21 de Abril de 2007, estivemos presentes em jantar/convívio promovido pelo Elos Clube de Lisboa que teve lugar no Hotel Corinthia Lisboa, tendo no final assistido a interessante palestra proferida pela Dr.ª Maria Lúcia Garcia Marques, versando o aliciante tema “ Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil” de Pêro Vaz de Caminha.

No dia 19 de Maio estivemos presentes em jantar no Hotel Real Palácio de Lisboa promovido pelo Elos Clube de Lisboa, no termo do qual foi proferida conferência pelo Dr. Carlos Ventura subordinada ao tema “Marquês de Pombal e o seu Tempo.”

A 1 de Junho de 2007, correspondendo a convite do CE Presidente do Elos Clube de Leiria, por volta das 20 h e 30 m, dirigimo-nos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão daquela cidade a fim de estarmos presente em cerimonia de assinatura de um protocolo entre aquela Escola Superior e várias instituições culturais portuguesas e brasileiras, nelas incluído o Elos Clube daquela cidade, a que se seguiu a entrega de comendas e medalhas pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, pelo referido Elos Clube e ainda pela Casa Museu Maria da Fontinha. No final foi inaugurada uma exposição de pintura, dos séculos XIX e XX a que se seguiu um Porto de Honra.
Tratou-se de um evento extraordinariamente cultural em que participaram dezenas de pessoas, muitas delas brasileiras.

Por iniciativa do Elos Clube de Lisboa em colaboração com o Elos Clube do Porto, no dia 23 de Junho, integrados num grupo de mais de vinte elistas e convidados, fomos até à cidade do Porto, para em alegre convívio entre todos, conhecermos e participarmos na tradicional e bem típica noite de São João.

De novo, promovido pelo Elos Clube de Lisboa, no dia 15 de Julho, estivemos presentes em almoço /sardinhada que teve lugar no Restaurante Tertúlia do Tejo, em que nos foi dada a oportunidade de convivermos e confraternizarmos com algumas dezenas de elistas.


Dia 8 de Agosto de 2007, para tanto formalmente convidado, tive a honra de presidir à inauguração da I Mostra de Arte, no Ginásio Clube de Faro da iniciativa e responsabilidade do Elos Clube da mesma cidade, em que foram expostos diversos quadros a óleo, poesias e diverso e variado artesanato da autoria de elistas daquele Clube, designadamente de jovens elitistas.
Tal exposição continuou aberta ao público até ao dia 16 do mesmo mês.
E foi este o modo e bem, como o Elos Clube de Faro decidiu comemorar o dia do aniversário do Elismo.

No dia 11 do mesmo mês participamos num jantar-convívio, também comemorativo do Dia Elismo, promovido pelo Elos Clube de Tavira, que mais uma vez teve lugar no Jardim do Castelo da mesma cidade, estando presentes umas 50 pessoas e em que foi
orador Prof. António Manuel Rosa Mendes, da Universidade do Algarve, que durante mais de meia hora nos deu uma preciosa lição tendo como tema a “História do Algarve” e a que se seguiram momentos de franca e amistosa confraternização.
No final foi também dada posse a dois novos associados.

Em todos estes eventos em que participámos, me foi dada a possibilidade de saudar todas as pessoas presentes, fazer difusão dos nossos valores e sublinhar a importância, actualidade e a necessidade da existência e plena vivência do nosso Movimento.

Mais alguns eventos foram realizados por iniciativa dos Elos Clubes sedeados em Portugal e em que de todo nos foi impossível participar, para os quais fomos convidados ou de cuja realização nos foi dado prévio conhecimento mas em que, de todo nos foi impossível participar.

Principalmente através da Internet e também pela via postal, estabelecemos contacto com as mais diversas entidades elistas, dando-lhes conhecimento de tudo quanto nos pareceu conveniente dar-lhes a conhecer no directo interesse dos ideais e da vivência do Elismo.

Na convicção que o melhor meio de comunicação entre todos nós, qualquer que seja a parte do mundo em que nos encontremos, é a Internet, procurei dar forma escrita a muito do que em meu entender, significa e é razão de ser do Elismo e também algo escrevi em defesa da língua portuguesa. Todos esses meus escritos foram publicados no jornal Mundo Lusíada e todos eles estão ainda ao dispor de quem os queira ler nesse jornal, de fácil acesso na Internet.
Alguns desses escritos foram também enviados a alguns Elos Clubes que em sítios seus na mesma Internet ou incluídos nos seus boletins, estão à disposição de quem queira lê-los.

Terminado o mandato, pelo muito que foi dado conhecer através dos múltiplos contactos que me foi dada a oportunidade de estabelecer com muitos elistas e pelo muito que me foi possível saber sobre a vivência do nosso Movimento, estou à vontade
para afirmar que me sinto agora muito mais elista e muito mais convencido que no momento actual importa expandir ainda mais o nosso Movimento, captar mais aderentes e constituir mais Clubes, em todos os locais em que se fale a língua portuguesa.

Finalmente quero mais uma vez agradecer a todos aqueles Companheiros, designadamente aos CE, s Vice-Presidentes Continentais, Governadores e aos Presidentes dos Elos Clubes que tão carinhosamente nos receberam, facilitaram a nossa
presença nos mais diversos eventos, se sacrificaram, gastaram o seu tempo e até o seu dinheiro, acompanhando-nos nas visitas que lhes fizemos e preparando agradáveis e eficientes programas.

E se me é permitido uma especial sudação e um especial agradecimento à CE Maria Araújo, Directora do CDME, ao CE Máximo Gonçalves Donoso, Presidente do
Conselho Consultivo do Elos Internacional e ao CE Miguel Contani, Vice-Presidente Continental para a América, pela colaboração por ambos dada à elaboração e plena execução do programa da nossa visita ao Brasil e principalmente pela simpatia, pelo muito que nos acompanharam e pelo trabalho, pelo tempo e até pelo sacrifício monetário que a nossa presença lhes acarretou.

Lisboa, 14 de Outubro de 2007
O Presidente do Elos Internacional
Alcindo Augusto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário