segunda-feira, outubro 15, 2007

DO VICE-PRESIDENTE INTERNACIONAL CE ANTÓNIO ABRAÇOS SOBRE A ATUALIZAÇÃO DO MANUAL ELISTA

Prezada CE Laboure

Aí vai a minha intervenção quando for posta em pauta o assunto sobre a Atualização do Manual Elista.


"Nesta sessão em que a programação anúncia a atualização do Manual Elista, penso que se pretende a discussão sobre a reforma do Estatuto e Regulamento do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Pergunto: Que reforma? É no Estatuto, ou nos Regulamentos atuais que residem todas as questões que enfermam o Movimento Elista? Respondo: "NÃO".

O que, efetivamente, emperra o desenvolvimento do Movimento Elista é o desinteresse, quiçáa somente por comodismo de grande parte dos nossos Companheiros e falta de conscientização, de grande maioria, da importância que representa o Elismo.
Esta é a razão principal da estagnação do Movimento. Os abnegados são poucos e chegam a cansar-se pela inoperância de muitos.
O Elos Clubes são os principais executores dos princípios Elistas, mas será que se limitam só a reuniões sociais que, sendo muito importantes para o convívio entre Companheiros, não basta para o Movimento atingir as finalidades para que foi criado.
Pergunta-se, será que os Clubes se comunicam entre si, não obstante a Carta de Princípios ditar " Um Elos Clube jamais poderá entender-se como uma unidade isoláda". A realidade mostra-nos que não há comunicação entre as unidades elistas. A culpa é do Estatuto ou da Carta de Princípios? Ou será de todos nós? Façamos um meia-culpa e certamente que vamos encontrar as razões.
Cumprem todos os Elos Clubes com a obrigação mensal de contribuição para o Elos Internacional? NÃO.

Será que a Presidência Internacional tem meios materiais e disponibilidade de endereços atualizados para se comunicar com os Elos Clubes, para lhes dar diretrizes e apoio nas suas realizações? NÃO. Parece-nos que é aos Elos Clubes que compete revolucionar as questões que nos preocupam. É a reforma estatutária, mesmo com uma primorosa redação, que vai transformar desinterêsses e comodismo, em Ação efetiva de todos nós? É claro que não.

Porque, então, perdemos tempo com reformas no papel, se não reformamos a nossa consciência elista?

No entanto, quero dizer-vos que não sou contrário a reformas, quando justificáveis. Por isso aceito alterações pontuais ao Manual Elista, quando são apresentadas considerações que justifiquem mudanças. É o caso da alterações de data e momento da Convenção Continental que constitui a proposta da nossa Amiga e Companheira Maria Araújo, para a qual dou o meu parecer favorável. Acrecentaria a essa proposta a minha , que é de que os Vice-Presidentes Continentaisl sejam indicados pelo Presidente Internacional quando da sua investidura no Cargo, na Convenção Internacional, ouvidos por ele os Delegados dos Clubes. Aprovada a proposta da CE Maria Araújo, com os aditamentos por mim propostos, aí sim, é necessário fazer as alterações regulamentares.

É tudo o que me apraz trazer-vos sobre a matéria.
CE António Abraços - Elos Clube do Rio de Janeiro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário