sexta-feira, junho 29, 2007

Saudação dos novos Elistas de Niterói pelo Orador CE Carlos Grand

Saudação às autoridades e aos presentes.
Companheiros Elistas, Senhoras e Senhores.
É para mim uma grande honra esta oportunidade de proferir a saudação dos novos companheiros e companheiras Elistas e em nome de todos que hoje iniciam esta nova jornada, quero dizer que, mais do que o juramento que foi lido e acompanhado por todos, o sentido de Fraternidade, Harmonia e Cultura, pilares da comunidade Elista, nos invade profundamente a alma. É para todos nós um marco muito significativo pois tem influências em nossas famílias, em cada uma de nossas vidas de forma pessoal, bem como na vida social e na relação política com a comunidade em que vivemos.
O mundo não é uma coleção de seres isolados, mas uma rede de fenômenos interligados e interdependentes. Vivemos num mundo cada vez mais fragmentado. Mas, segundo o prof. Pierre Weil, “a mais ameaçadora de todas as fragmentações, no entanto, foi a que dividiu os homens em corpo, emoção, razão e intuição, porque ela nos impede de raciocinar com o coração e de sentir com o cérebro.” Entretanto, afirmo, somos sensíveis e capazes de contribuir para o culto à Língua Mater e à História, difundindo-a com atividades educacionais e culturais, exercendo assim uma cidadania ativa de resultados concretos no culto à paz, à não-violência e no apoio às políticas públicas que possam tornar nossa sociedade mais fraterna e mais justa para todos. Afirmo em nome de todos que chegam hoje ao honroso quadro Elista, que estamos abertos para as transformações do mundo, atentos à velocidade com que se alteram padrões e valores, mas conscientes de que, como princípio, permanece intangível a nossa concepção de paz, fraternidade e harmonia.
Precisamos de atitudes. Bons exemplos. E estamos prontos para isso. Não será preciso grandes sacrifícios, apenas pequenos mas significativos gestos.
A mais longa caminhada só é possível passo a passo, mas é preciso decidir e começar. Estamos hoje dando este primeiro passo ingressando no Elos Clube de Niterói e no Movimento Elista Internacional.
A imponência da amendoeira e a beleza do ipê começaram, ambos, na simplicidade das sementes, mas foi preciso semeá-las. Vamos então semear Fraternidade, Harmonia, Cultura e o Bem Social pois é este o credo Elista.
A poesia de um Fernando Pessoa, de um Castro Alves, Mário Quintana ou Cecília Meireles... a genialidade de um Einstein, de um Sabin e tantos outros gênios da história mundial... a ternura de um Gandhi ou de uma Tereza de Calcutá, tiveram todos, como nós também, que passar pelo período fetal sem dispensar a fragilidade do berço. Portanto, entendemos muito bem, que não somos mais nem menos do que qualquer um. E, certamente, podemos também fazer muito.
Assim, o mundo de harmonia, de amor, de justiça e paz com que todos sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos e atitudes de compreensão, amor, respeito e solidariedade, e cidadania ativa todos os dias.
Se não pudermos mudar o mundo, mudaremos o que pudermos a começar por nós mesmos.
Saudações Elistas.
Carlos Grand

Nenhum comentário:

Postar um comentário