sexta-feira, agosto 25, 2006

OFICINA DA PALAVRA LUIZ SIMÕES JESUS

De 05 de Setembro a 28 de Novembro de 2006.

•Dinamizadores: Wanderlino Teixeira Leite Netto e Lena Jesus Ponte.
•Local de realização: Centro da Comunidade Luso-Brasileira
Av. Ernani do Amaral Peixoto, 207 – Gr.518 – Centro - Niterói – RJ
•Período de realização: 5 de setembro a 28 de novembro de 2006, às terças-feiras.
•Horário: das 14 às 17 horas.
•Inscrições: a partir de 15 de agosto, pelo telefone 711-3558 (Wanderlino) ou no local de realização (de segunda a sexta-feira das 13h 30min às 17h 30 min).
•Custo: 3 parcelas de R$130,00, incluída a taxa de material.
•Enfoque no texto criativo.
•Ênfase na abordagem lúdica.

Objetivos
•Gerais: a) promover o autoconhecimento, a auto-avaliação, o conhecimento do outro, o relacionamento interpessoal, a confiança mútua; b) desenvolver as capacidades de abstração, observação, percepção, improvisação, expressão, comunicação, avaliação, análise e síntese.
•Específicos: levar o participante a vivenciar experiências afetivas e cognitivas por intermédio de técnicas de sensibilização desencadeadoras do processo criativo; ler e analisar textos; dialogar com textos; produzir, oralmente e por escrito, mensagens expressivas; associar textos verbais a outras linguagens artísticas; avaliar, criticamente, os resultados obtidos.

Metodologia
Cada encontro se desenvolve em três etapas:
1ª) sensibilização para desautomatizar a percepção, desinibir o participante, prepará-lo para o trabalho em grupo;
2ª) leitura e análise de textos como estímulo para o processo criativo;
3ª) produção, oral e escrita, de mensagens expressivas.

Programa
Módulo I: Potencialidades fônico-semânticas existentes nos nomes das pessoas.
Módulo II: O “espelho” e o “eu” como motivos freqüentes na Literatura.
Módulo III: O processo narrativo.
Módulo IV: O processo descritivo.
Módulo V: Linguagem figurada / campos semânticos / ambigüidade como recurso expressivo.
Módulo VI: Expressividade das palavras.
Módulo VII: Recursos fônicos.
Módulo VIII: Recursos gráficos / associação de imagem e texto.
Módulo IX: Apropriação, pela literatura, das linguagens de propaganda e de classificados.
Módulo X: Exploração literária de detalhes do cotidiano / diferentes estilos.
Módulo XI: Narrativa fantástica.
Módulo XII: Intertextualidade.
Módulo XIII: Atividades de encerramento e avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário