O Elismo surgiu em 8 de Agosto de 1959, na Prainha de São Vicente, na cidade de Santos, Estado de São Paulo. Iniciado por Eduardo Dias Coelho e um pequeno grupo de homens de boa vontade, cresceu pela congregação de valores humanos dispostos a semear fraternidade e preservar a cultura, usos e costumes de todos os povos que se expressam na língua portuguesa. Os Clubes em atividades estão entre Brasil, Portugal, Moçambique e Macau. O Elos Clube de Niterói foi fundado em 22 de Abril de 1980.
quarta-feira, fevereiro 20, 2008
Fwd: ELOS CLUBE DE SANTOS - CELLULA MATER
Parabéns Companheiro pelo brilhante trabalho e pelas belas iniciativas junto ao Elos Clube de Niteroi.
Aproveito a oportunidade para convidar a todos os CE para o nosso JANTAR DE CONVÍVIO no próximo dia 1 de Março no Le Coq D'OR as 20:00 horas,Av.Floriano Peixoto,42 ,Santos-SP
Quando teremos a posse de novos Companheiros e a palestra da historiadora professora doutora WILMA TEREZINHA FERNANDES de ANDRADE, com o tema A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL.
Contando com a presença de todos,
Fraternal Abraço,
Lázaro Cerino da Fonseca
Presidente Elos Clube de Santos- Cellula Mater
Recado aos elistas e amigos...
Agradecemos especialmente a Deus, por nos permitir e dar forças para realizar nosso trabalho voluntário de âmbito cultural, para diversas instituições da comunidade luso-brasileira. Nessa ocasião, queremos agradecer ao Presidente Alcindo Costa do Elos Internacional, pelo gesto de confiabilidade ao indicar nosso nome para Diretoria Internacional de Cultura.
Certamente, vamos nos empenhar mais e melhor, para contribuir com o Elos Internacional, com o mesmo amor e solidariedade, com que sempre nos dedicamos a causa e aos princípios elistas.
Sobre as fotos, queremos informar a todos que adotamos como uma experiência, esse tipo de apresentação de slides, como um meio eficaz para disponibilizar o material que dispomos.
Se por ventura, você que nos lê, desejar uma foto em especial, da convenção ou outro evento, por favor, comunique-se pelo e-mail: elosclube.niteroi@gmail.com
São muitas fotos, assim como, são muitos os eventos dos quais participamos. E, portanto, tem sido complicado disponibilizar a grande quantidade de fotos que temos, de modo a contentar todos que nos pedem.
Aos poucos, esperamos poder atendê-los. Combinado?
Vale ressalvar que estivemos incomunicáveis, durante um bom tempo, por conta de um vírus que atacou o computador, no qual trabalhamos com os diversos blogs, dos quais somos responsáveis. E, isso impossibilitou, temporáriamente, a continuidade das publicações que pretendíamos fazer. Agora, restabelecidos do susto, vamos em frente.
Grande abraço de muita paz e amizade.
Em nome do Presidente do Elos Clube de Niterói CE Tomaz Lima e Presidente do Elos Internacional CE Alcindo Costa enviamos-lhes as nossas maiores e melhores Saudações Elistas!
CE Labouré Lima
Diretoria Internacional de Cultura
PS. em tempo queremos convidar, aos elistas interessados em interagir com outros companheiros dos vários Elos Clubes existentes tanto no Brasil como em Portugal, para aderir ao espaço virtual que indicamos na linha abaixo
http://elosclube.hi5.com
Envia aos teus amigos e vamos todos nos encontrar lá, para fazer boas amizades e novos companheiros elistas. Quiçá! Grande abraço a todos!
Labouré Lima
Lisboa, 9 de Fevereiro de 2008
Circular nº. 01/08
Aos CCEE Vice-Presidentes Continentais, Directores Internacionais, Distritais e Elos Clubes
a) - Reeleito Presidente do Elos Internacional, na XXVI Convenção Internacional que teve lugar em Outubro passado na cidade de Niteroi, só agora, por razões várias, estritamente pessoais, me é possível entrar em contacto com todos os prezados companheiros e transmitir algo que considero de interesse para o Elismo.
Ao aceitar a imprevista reeleição como Presidente Internacional, firmei o propósito de fazer tudo quanto esteja ao meu alcance no sentido de contribuir para a expansão e plena vigência do Movimento Elista, por modo a que o exemplo de trabalho, de dedicação e de plena actividade elista levada a cabo por muitos dos Elos Clubes, seja seguido por outros, com reduzida ou quase nenhuma actividade.
O Movimento Elista não pode retroceder.
Continuaremos a fazer esforços no sentido de activar esses Elos Clubes esquecidos da sua existência, continuaremos a defender a nossa língua, seja onde for e como for, procuraremos estabelecer contactos com as mais diversas entidades e a solicitar a sua colaboração na defesa dos nossos ideais e da nossa secular cultura.
Estamos certos de que todos os verdadeiros elistas estão connosco e continuam firmes e interessados na vivência, difusão e defesa dos nossos valores e que só todos unidos conseguiremos que o Elismo continue cada vez mais activo, que os Elos Clubes inactivos ressuscitem e que novos Elos Clubes brevemente se constituam.
b) - Como se dispõe no artigo 2º da Constituição Elista “o Elos Internacional tem
o seu foro e a sua sede central na cidade de Santos, Estado de São Paulo”, Constituição essa que se acha registada no Cartório de Títulos e Documentos ali existente.
Pelo Plenário da referida XXVI Convenção, aprovadas que foram algumas alterações, foi a referida Constituição promulgada, dispondo-se no seu artigo 51º que “entra em vigor imediatamente após a sua aprovação, revogando-se as disposições em contrário”.
Deste modo, no entendimento do Plenário daquela Convenção, a imediata entrada em vigor das alterações aí aprovadas, não estará dependente do respectivo registo no Cartório de Títulos e Documentos.
Não conhecemos a lei brasileira, o que nos impede de tomar posição sobre tal questão. Mas como a sede do Elos Internacional é no Brasil, sendo inaplicável a essa questão a lei portuguesa, onde agora e apenas se situa a sub-sede administrativa do Elos Internacional, somos levados a concluir que, pelo menos, para nós e entre nós elistas, estão já em pleno vigor as referidas alterações.
Nessa conformidade, nesse entendimento e tendo em atenção o que agora se dispõe no artigo 15 da Constituição Elista, nos decidimos a constituir a nova Directoria Internacional, o que fizemos já no passado mês de Novembro e do seguinte modo:
Cargo Titular Elos Clube
Presidente Internacional Alcindo Augusto Costa Lisboa
Vice-Presidente Internacional António Bento Abraços Rio de Janeiro
Secretário-geral Internacional Maria Eduarda Azevedo R. Gouveia Lisboa
1º Secretário Internacional Noémia Rodrigues da Silva Lisboa
Tesoureiro Geral Internacional Joaquim Silva Rio de Janeiro
1º Tesoureiro Internacional Vital Vieira Curto São Paulo Sul
Director Internacional de Cultura Manuel Henriques de Brito Rio de Janeiro
Vice-Director Internacional de Cultura
Labouré Lima Niteroi
Director do Centro de Documentação e Memória Elista
Maria Araújo Barros e Silva Santos
c)-Como atrás se referiu, foram aprovadas alterações ao denominado Manual Elista na última Convenção, de que então tiveram conhecimento apenas os elistas ali presentes.
Para uma completa legalização das referidas alterações, torna-se necessário proceder ao seu registo no Cartório de Títulos e Documentos da cidade de Santos, onde como atrás se referiu se encontra registada a Constituição.
Logo em seguida providenciar-se-à no sentido da edição de todo o Manual Elista para que dele possam ter conhecimento todas as entidades elistas e através delas todos os elistas em geral.
d)- Dispõe-se no artigo 43º da Constituição Elista que “todos os Elos Clubes devem cumprir e fazer cumprir esta Constituição e os regulamentos e regimentos a que estão sujeitos”.
Por outro lado, dispõe-se na alínea i) do artigo 6º do Regulamento Paradigma dos Elos Clubes que é dever dos Clubes “pagar as taxas elistas até ao dia 10 do mês seguinte, recolhendo-as à tesouraria da Directoria Continental”.
Temos vindo a ser informados que nem todos os Elos Clubes cumprem rigorosa e pontualmente essas disposições estatutárias, programando a suas actividades com aparente demonstração de que não integram um Movimento hierarquizado sujeito a regras, pensado e construído para a unidade e para a colaboração entre todos.
E como só os Elos Clubes têm prevista a obtenção e recolha de receitas
ordinárias, é a eles e só a eles que incumbe pagar as referidas taxas
estatutariamente devidas aos órgãos superiores, para que estes possam cumprir
as suas obrigações, dispondo para tanto de fundos suficientes e indispensáveis
para o pagamento das suas necessárias despesas.
Permitimo-nos assim apelar aos Elos Clubes em falta, no sentido do cumprimento das referidas obrigações de pagamento pontual das denominadas taxas elistas.
e) – Mais uma vez permito-me lembrar que actualmente a melhor forma de todos nós podermos comunicar com mais facilidade e com menos custos, uns com os outros, é através da Internet.
Como é do conhecimento de todos, cada elista deve agir unido a outros e não isolado e separado de um todo, na certeza de que somente unidos, todos nós elistas e todos os Elos Clubes, poderemos preservar, expandir e defender os nossos valores, a nossa língua e a nossa cultura, a nossa maneira de ser e de estar no mundo.
A quase totalidade das entidades elistas e até grande parte dos elistas, dispomos
já de endereço electrónico, através do qual é possível estabelecermos contacto
imediato com os demais e deles recebermos a respectiva resposta, quando
necessária.
Assim, de novo apelamos a todas as entidades elistas que ainda não dispõem de endereço electrónico, (pelos falantes de língua inglesa chamado e-mail), que providenciem no sentido de o obterem. Para tanto, nem é necessário adquirirem um computador. Por certo que um qualquer CE dele possuidor, não porá obstáculos a que o seu Elos Clube o utilize e nele possua uma conta de utilizador.
Obtido esse endereço electrónico, e para que do Catálogo Elista passe a constar,
solicito que dele me seja dado conhecimento.
f) - Nos termos do artigo 26 da nova Constituição Elista, poderão ser criadas “Células Elistas”, que serão “Órgãos Suplementares do Elos Internacional da Comunidade Lusíada” e se destinam a “implementar o Movimento Elista, com a criação de grupos de simpatizantes em locais onde não haja, no momento, possibilidade de instalação de um Elos Clube”.
E nos termos do artigo 27º da mesma Constituição “ a política das “Células Elistas” é regida por Regulamento próprio subordinado à Directoria Internacional”, Regulamento este que foi também apreciado e aprovado na referida Convenção Internacional.
Como se dispõe no artigo 3º desse Regulamento, “ a Célula Elista deverá estar
formada por um mínimo de 3 (três) personalidades de ilibado conceito moral, da
localidade em questão”, competindo à respectiva Governadoria, tal como se
dispõe no artigo 4º providenciar documento preliminar e também
preliminarmente, dar autorização de funcionamento, competindo à Directoria
Internacional conferir a autorização definitiva de instalação”(§ 2º do artigo 7º)
Espera-se e solicita-se a colaboração de todos os elistas no sentido de efectuarem contactos e diligências, por modo a que, com a brevidade possível venham a ser criadas muitas Células Elistas, verdadeiros embriões de futuros Elos Clubes.
Na Directoria Internacional estamos à disposição de todos e prontos para fornecer os elementos que possam vir a ser considerados necessários para o efeito e até a enviar cópia do denominado Regulamento das Células Elistas a quem a solicitar.
Cordiais Saudações Elistas
O Presidente do Elos Internacional
Alcindo Augusto Costa
terça-feira, fevereiro 12, 2008
Alerta do Google - língua portuguesa na ONU
Em março de 2001, uma pesquisa patrocinada pela ONU apontou Curitiba como a melhor
capital do Brasil pelo Índice de Condições de Vida (ICV). ... qual encontram-se,
estampados em azulejos, trechos de poetas ilustres da língua portuguesa, além de
uma homenagem aos grandes navegantes lusitanos e às suas descobertas. ...
FANÁTICOS E LUNÁTICOS - 10 Feb 2008 por Joelma Macedo - 1 mensagem - 1 autor
sexta-feira, fevereiro 01, 2008
um poema do companheiro Gentil
Partida
Pela manhã bem cedo
Levantei-me e não vi,
Mas ouvi meus pais chorarem
No dia em que parti
Foi quando percebi
A grande dor que estava ali
E em silêncio me afastei
Olhei minha casa e chorei
As lágrimas vindas da alma
Eram a força da promessa
Que eu fizera a mim mesmo
Como quem a Deus confessa
O navio partiu já à noite
Fui para o beliche destinado
Estava triste e cansado
No mar alto, estava enjoado
Começava a grande aventura
Que eu havia sonhado
Tinha Deus como aliado
Na minha vida futura
GMS